domingo, 23 de janeiro de 2011

Batatas Bravas ou Patatas Bravas?

Aqui vão, como me ensinou uma madrileña:

Faz-se um refogado com tomate, cebola, alho, azeite e TABASCO (muuito porque são bravas porque têm de ser bem picantes) até o tomate estar bem cozinhado. Quando estiver, passa-se com a varinha mágica. Deita-se esse molho em cima de batatas fritas aos quadrados. (Estive a investigar e o tradicional é cozê-las com casca, descascá-las, cortá-las em cubos e depois dourá-las)
E "listo"! É só comer...

Bom apetite e cuidado com o picante!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Rolo de Carne recheado com farinheira

Com a crise há que encontrar soluções diferentes, mas que fiquem mais em conta...
Costumo fazer um rolo de carne que adaptei de uma receita à séria...
Leva:
Carne picada, +/- 1 kg
Farinheira, 1
Sal, pimenta, alho moído, ervinhas a gosto

Começo por tirar a pele à farinheira, ficando só com a "massa".
Numa tigela, tempero a carne com sal, pimenta moída na altura, alho moído e coentros, salsa, alecrim, etc. a gosto.
Depois estendo uma folha de papel de alumínio no balcão, onde espalho e aliso a carne picada, por forma a forma uma "folha" de carne com cerca de 1 cm de altura. Coloco depois a massa da farinheira (como tem a forma um rolinho é fácil de colocar ao longo da "folha" de carne) em cima da carne. Em seguida, enrolo como se fosse uma torta (o papel de alumínio ajuda na tarefa) e aliso as pontas do rolo. Depois tempero como qualquer outra carne para fazer no forno: massa de pimentão, azeite e vinho branco.
Levo ao forno e voilá!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bacalhau à brás

Depois do alho francês, falemos então da receita de bacalhau à brás.
A receita tradicional reza assim:
Ingredientes:
550 g de bacalhau
900g de batatas
1 dl de azeite
7 ovos
1 cebola grande
1 dente de alho
1 ramo de salsa
Óleo para fritar
Depois de bem demolhado, desfia-se o bacalhau em cru, sem peles nem espinhas. Cortam-se as batatas em palha. Fritam-se em óleo até ficarem estaladiças e escorrem-se sobre papel absorvente. À parte, faz-se um refogado com azeite, a cebola e o dente de alho picado. Logo que a cebola esteja levemente loura junta-se o bacalhau que refoga um pouco. Misturam-se depois as batatas e os ovos batidos, envolve-se bem e deixam-se cozer os ovos sem deixar secar. Serve-se numa travessa, polvilhado com salsa picada."

Como é que eu faço?

Começo por cozer o bacalhau. Depois de cozido, limpo de peles e espinhas e parto-o em lascas grandes. Guardo a água da cozedura do bacalhau. Faço um refogado com cebola às rodelas(eu gosto de sentir a cebola, quem não gostar deve picá-la), alho, sal, pimenta e azeite, que não deixo apurar muito.  Em seguida, ponho o bacalhau, as batatas (normalmente um pacote de batata palha) e adiciono um bocadinho da água de cozer o bacalhau (ao adicionar a água do bacalhau, as batatas e o bacalhau ficam mais suculentos, no final o prato fica mais "molhadinho").Bato os ovos e quando o refogado está mais seco, frito os ovos. O normal é não deixar secar muito os ovos, mas cá por casa há quem não goste deles assim... No fim, polvilha-se com a salsa e serve-se.

Alho Francês à Brás

Aqui está um prato para os que gostam de experimentar coisas novas.
Em vez de termos o tradicional Bacalhau à Brás, temos o alho francês em substituição.
Então começamos por partir picadinho 2 dentes de alho e alourar um pouco em azeite (eu costumo misturar um pouco de margarina, mas isso depende de cada gosto). Juntamos depois o alho francês cortado em rodelas fininhas e deixamos alourar.
Juntamos um pacote de batatas fritas palha (cada um põe conforme a fome e a quantidade de alho francês) e misturamos bem.
De seguida juntamos 4 a 5 ovos batidos e mexemos até ficar bem frito, mas não demasiado seco (solto).
Bom apetite.
 
(Receita da versão antiga do blog, enviado por Blaze Starr)

Pão com tomate

Esta é uma das minhas entradas favoritas.
É sempre melhor no tempo do tomate, quando o tomate sabe a sol...

Leva pão, tomate, azeite, sal, alho.
Torrar as fatias de pão. Descascar um ou mais dentes de alhos, dependendo da quantidade que se pretende fazer. Cortar um tomate bem maduro ao meio.
Esfregar o dente de alho no pão, esfregar o tomate no pão. Pôr azeite e sal a gosto por cima.
(Nota: é usual servir-se esta receita sem ser preparada, ou seja, colocam-se na mesa as fatias de pão torrado, os dentes de alho descascados, os tomates cortados ao meio, o sal e o azeite e cada um faz o seu.)

Na versão melhorada, juntar presunto...

Simples e deeeeeelicioso!!!

Bom apetite

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A minha lasanha

Image Hosted by ImageShack.us

Então é assim:
Faz-se um refogado com cebola, alho, sal, pimenta e azeite. Põe-se a carne picada lá para dentro e deixa-se refogar um bocado para cozer a carne. Depois junta-se um bocadinho de tomate, cogumelos e ervas a gosto.
À parte faz-se um bocadinho de molho bechamel.
Abre-se o pacote de folhas de massa de lasanha.
Mete-se um bocado de bechamel no fundo do tabuleiro.
Cobre-se o bechamel com folhas de lasanha.
Junta-se um bocadinho de bechamel à carne.
Depois põe-se uma camada de carne, põe-se queijo, uma de folhas de lasanha, outra de carne, queijo, folhas de lasanha... até gastar a carne. Na última camada põe-se bechamel e queijo por cima.
Leva-se ao forno a gratinar.

(Cá em casa, metade do tabuleiro não leva queijo, porque eu não gosto...)

Bom apetite.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tabuinhas de Lavar

A receita é a seguinte:
1 ovo
150 g açúcar
300 g farinha
125g margarina
raspa de limão

Amassar os ingredientes todos. Fazer pequenas bolinhas que se enfeitam com o garfo, espalmando-as. Coloca-se no forno a 175º até estarem cozinhas. (estas ficaram uns minutinhos a mais).

Deliciosas!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Empanada, como eu faço

Adoro empanada. A empanada é um pastel de carne, típico de Espanha e dos países da América Latina. As minhas favoritas são as de polvo, de atum, de carne, de berbigão, que são comuns na Galiza, e há também as empanadas chilenas, com um recheio de carne, azeitonas e ovo cozido. Nham! Deliciosas!

Existem muitas formas de fazer a massa, mas com a minha recente ajuda na cozinha tornou-se mais fácil. Com a minha máquina de fazer pão fiz uma massa deliciosa que depois de tendida e cozida no forno ficou estaladiça e deliciosa.

Procurei na internet uma receita de massa de empanada na máquina de fazer pão que se faz da seguinte forma:

Colocam-se os seguintes ingredientes na cuba da máquina: 1/2 copo de azeite, 1 copo de água, sal, 750g de farinha de trigo T65, 20g de fermento de padeiro (ou 1 colher de sopa de levedura seca), no programa amassar ou massa. Quando terminar o programa, divdir a massa em duas porções. Estender cada porção da massa numa superfície previamente salpicada com farinha. Dar à massa uma forma rectangular. Colocar uma porção de massa num tabuleiro de ir ao forno, colocar o recheio e cobrir com a outra porção de massa. Cortar a massa excedente do tabuleiro. Unir as pontas da massa para vedar, picar o topo da massa para esta poder respirar e não formar nenhuma bolha, enquanto estiver no forno. Usar a massa excedente para fazer enfeites. Pincelar com 1 ovo batido e levar ao forno a 200ºC durante 45m.

Para fazer o recheio, usei a minha imaginação. Fiz um refogado de carne picada com tomate (quase igual ao que faço para a lasanha), deixei arrefecer e recheei a massa como se diz atrás. Não é o típico, mas foi feito de forma a que todos comêssemos cá em casa.

É um bom prato para levar quando saímos e precisamos de levar piquenique, já que se come bem frio e não é frito.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Bacalhau com bróculos

Ingredientes para 6 a 8 pessoas
400 g de brócolos
sal
4 postas de bacalhau
5 dl de leite
8 batatas médias
4 ovos
1 cebola grande
3 dentes de alho
1,5 dl de azeite
50 g de margarina
2 colheres de sopa de farinha
pimente e noz moscada

Separe os brócolos em raminhos, lave-os bem e coza em água temperada com sal durante 10 minutos. Escorra e reserve. Coza as postas de bacalhau no leite durante 10 minutos. Em seguida escorra o bacalhau, tire-lhe a pele e espinhas e faça-o em lascas grossas. Noutro tacho, ponha a cozer as batatas descascadas e os ovos, em água temperada com sal. Descasque a cebola e os dentes de alho e corte-os em rodelas. Leve ao lume com o azeite até a cebola estar mole. Junte então as lascas de bacalhau e deixe refogar durante 5 minutos. Num tachinho derreta a margarina, polvilhe com a farinha, mexa até absorver a gordura e regue com o leite onde cozeu o bacalhau. Mexa com uma vara de arames e deixe engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Num tabuleiro de forno, previamente untado com margarina , disponha em camadas as batatas cozidas, cortadas em rodelas, os raminhos de brócolos, o bacalhau e os ovos cozidos, depois de descascados e cortados em rodelas. Regue com o molho preparado e leve a gratinar em forno quente.


Sugestão
Polvilhe a superfície com queijo parmesão ralado ou pão ralado.

Sopinhas rápidas

É um prato óptimo para esta época do ano porque é reconfortante.
As quantidades dependem do número de pessoas, eu costumo pôr uma posta de peixe por cada duas.

Põe-se a cozer uma posta de cação (ou tintureira) em água suficiente para fazer o caldo da sopa. Enquanto coze, picamos alhos e coentros miudinhos (ou esmagam-se no almofariz, ou picam-se na 1,2,3). Pomos azeite num tacho (de barro, preferencialmente) e deixa-se fritar um bocadinho sem queimar o alho. A seguir incorpora-se farinha e colorau sem deixar fritar (eu costumo tirar o tacho do lume) e junta-se a água da cozedura do peixe (entretanto já deve ter cozido) mexendo bem para não criar grumos. Esmaga-se a posta do peixe de maneira a que fique em bocadinhos muito pequenos e deixa-se engrossar com o lume baixinho. No final, junta-se um bocadinho de vinagre a gosto(esqueço-me quase sempre dele e só o junto no prato). Serve-se a sopa forrando o fundo do prato com fatias de pãozito alentejano (no meu caso cortadas muito fininhas).

Bacalhau à lagareiro à minha moda

Lavam-se umas batatinhas novas, não muito grandes e põem-se num tabuleiro para ir ao forno. Tiram-se as postas do bacalhau do congelador e colocam-se no tabuleiro. Descascam-se uns quantos alhos (a quantidade é ao gosto dos convivas, mas já se sabe que o bacalhau o quer) que se picam pequeninos. Espalha-se o alho picado por cima das batatas e do bacalhau e depois azeite em quantidade generosa. Mete-se no forno e vai-se à nossa vida, indo de vez em quando espreitar para ver se o prato precisa da nossa "ajuda". Quando acharmos que já está (dá jeito picar as batatas para ver se estão bem cozidas) é só tirar do forno e servir. Não costumo pôr sal nas batatas porque o azeite e o alho são tempero suficiente para o gosto cá de casa. Se as batatas forem mesmo pequeninas nem é preciso dar-lhes o murro tradicional.

Carne de vaca no forno

Adoro receitas no forno, porque são aquelas receitas em que perdemos algum tempo na preparação, mas depois é pôr no forno e ir à nossa vida...
Assim, cá fica esta receita que tem feito sucesso cá por casa.
Eu altero um bocadinho e não deixo a marinar de um dia para o outro, apenas umas horas, porque normalmente não planeio com muita antecedência o que vou fazer e fica muito boa.

Carne de vaca no forno

1,5 kg de carne de vaca para assar
50 g de banha
0.5 dl de azeite
2 dl de vinho branco
1 folha de louro
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
2 tomates
Sal e pimenta

Corta-se a carne aos bocados pequenos (eu compro carne para jardineira no talho). Colocam-se num alguidar e tempera-se com sal, pimenta, os dentes de alho picados, a salsa e o vinho. Fica a marinar de um dia para o outro. Para um tacho de barro, corta-se a cebola às rodelas. Por cima, dispõe-se a carne, as gorduras, a folha de louro e o tomate cortado aos bocados. Vai ao forno forte para assar, mexendo de vez em quando, para assar por igual. Serve-se com arroz.
(in Cozinha de Portugal - Trás-os-Montes, Maria Odette Cortes Valente, Ed. Círculo de Leitores, 1995)


Para acompanhar um arrozinho de forno é o meu favorito. Basta colocar numa tigela de barro, a quantidade de arroz e água que se usa normalmente, um bocadinho de margarina e sal e deixar cozer no forno ao mesmo tempo que a carne.
Também liga bem com batata assada no forno.